segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Acabou. Ainda bem!


O Brasileirão chegou ao fim e o São Paulo foi campeão. Parece replay, mas não é. Pela terceira vez consecutiva o time do Morumbi levantou o caneco ao fim das 38 rodadas do campeonato nacional. Quem leu a coluna de futebol da semana passada, viu que o único palpite errado foi o Náutico, que segurou o Santos na Vila Belmiro e assegurou a vaga na série A do ano que vem. Pior pro Figueirense que lutou muito e não merecia cair, mas vai fazer companhia ao Vasco da Gama em 2009. O campeonato de 2008 foi o mais disputado da era dos pontos corridos, mas também o mais fraco em termos técnicos, deixando no ar algumas dúvidas sobre quem merecia o que.
O tricolor precisava empatar ontem pra ser campeão, mas ganhou, com um gol impedido (1,31m segundo o tira-teima da Globo), como de costume. Meu palpite era o empate para esta partida, mas não contava com mais um erro de arbitragem, ingenuidade minha. Era a lógica. O São Paulo mereceu o campeonato, não pelo futebol apresentado, mas pela regularidade. Aliás o futebol ficou devendo muito. O São Paulo jogou sempre fechado e saindo em contra-ataques, como um time pequeno. No entanto em um campeonato em que só havia times pequenos, o melhor deles levou. A única coisa que ficou mal explicada é a tal mala-preta destinada ao arbitro Wagner Tardelli. Parece que a lição de 2005, quando o escândalo do apito deu o título nacional a uma multinacional, não foi bem absorvida. Espero que resolvam essa história pra não ficar no ar a dúvida sobre o título.
Se o campeão já não foi lá essas coisas, o que dizer dos times que lutavam por uma vaga na Libertadores? O meu Palmeiras foi ridículo, apanhou em casa do Botafogo que já havia dispensado metade dos jogadores por falta de pagamento e não disputava mais nada, pois já estava garantido na Sulamericana de 2009 e não brigava por vaga na Libertadores. O fiasco só não foi total porque o Flamengo levou uma surra no Paraná e ficou sem a vaga, senão pelo segundo ano seguido o Palmeiras ficaria de fora do mais importante torneio do continente justamente na última rodada e jogando em casa. Ao final do jogo ficou a sensação de que a vaga conquistada não foi merecida. E não foi mesmo. O time e o técnico perderam o rumo, a responsabilidade e a coragem na reta final da competição, o que preocupa muito para o seguimento do trabalho no ano que vem. Que saudade do Valdívia! No mais, nenhum surpresa, Grêmio e Cruzeiro venceram suas partidas garantindo suas posições, mas nenhum dos dois mostrou futebol de gente grande.
Agora, lá embaixo, a coisa foi feia. Quem diria, o Vasco caiu. A zona de rebaixamento é como um buraco negro, depois de estar lá dentro, fica muito difícil de sair. Parece que existe um imã que puxa o time para baixo. A verdade é que chegou a hora do Vasco pagar as contas da era Eurico Miranda. Tanta maracutaia não podia passar impune pra sempre. Já o Figueirense pagou por um mau começo de campeonato, o time não merecia cair pelo futebol apresentado nesta reta final.
O Brasileirão 2008 fica por aqui e, apesar de ter sido muito disputado e emocionante, foi também muito fraco. Não podemos esquecer que nenhum time mostrou futebol digno de Brasil. Não apareceu nenhum craque fora de série. Fica até difícil montar uma seleção do campeonato ou eleger um craque. O melhor talvez tenha sido o Hernanes, mas também não é jogador pra ser o melhor do Brasil. A safra é bem ruim e o calendário atrapalha muito. Deve-se pensar com urgência em unificar o calendário nacional com o europeu. Não da mais pra ter 3 meses de janela de transferências no meio da competição. As equipes ficam sem identidade, sem entrosamento e sem planejamento. Assim fica quase impossível identificar favoritos em maio para um campeonato que acaba em dezembro. Os bons jogadores vão embora no meio do ano e o campeonato que começa mais ou menos, acaba pior ainda. Ta na hora de arrumar a casa, senão quem vai sofrer com isso é o nosso tão amado futebol. Enfim, esse campeonato acabou. Graças a Deus!

Um comentário:

Unknown disse...

6-3-3!!!!

Não preciso falar mais nada... chora ai...

Saudações tricolores,
Marco