quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Depois do Casamento


Sabe aquele dia em que você vai à locadora e não tem a mínima idéia do que escolher? Você olha, olha e parece que todos os milhares de filmes que você deixou de ver na telona desapareceram de repente. Então, você se culpa por não ter anotado os nomes e apela pra um lançamento qualquer. Bom, isso acontece comigo com freqüência, tanto que essa semana fui à locadora aqui do Jardim Botânico e fiquei quase uma hora olhando as prateleiras, como se por algum milagre, algum filmasso fosse pular da estante direto para minhas mãos. Mas como a vida não é cinema, já estava preparado pra apelar para um desses blockbusters, quando minha namorada veio com um dvd de capa mal feita e meio surrada. Me interessei na hora. O filme era dinamarquês e ainda havia sido indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Com certeza esse era um daqueles filmes que você lê a resenha no jornal, fica com vontade de ver e depois esquece. A escolha estava feita.
Depois do Casamento é um filme com uma estética diferente daquela a que estamos acostumados a ver nas produções mais industriais. O filme parece mais simples e até um pouco mais amador, mas tudo é proposital. Susanne Bier, a diretora é uma remanescente do Dogma, movimento do cinema dinamarquês inovador e libertário surgido nos anos 90 e liderado por Lars Von Trier.
O Dogma prega algumas premissas como a não utilização de iluminação artificial, a não utilização de cenografia e a não utilização de som que não seja ambiente. Susanne deixa claro a marca do manifesto Dogma neste filme. Na verdade esta ideologia estética enriquece muito a obra, pois torna imprescindível a existência de um roteiro muito forte e bem amarrado. No Dogma não vale roubar a atenção do espectador com efeitos especiais ou cenas muito elaboradas, demonstrando que a dinherama de Hollywood não é necessária para se fazer um bom filme.
Sendo assim, Depois do Casamento é forte desde o começo. A história é surpreendente e emociona muito. O filme conta a história de Jacob (Mads Mikkelsen, o Le Chiffre de Cassino Royale), um homem que largou tudo para cuidar de um orfanato em Bombaim. Porém, uma proposta muito suspeita aparece para mexer em sua vida. O orfanato, fadado a falência, recebe a proposta de uma ajuda de 12 milhões de dólares de um desconhecido, com a condição de que Jacob volte para Copenhague. Essa viagem muda a vida de Jacob muito mais do que ele nunca imaginara.
Susanne compensa a falta de calor humano nórdica com planos fechados nos olhos, parecendo estar tentando mostrar a alma do personagem. Não só nos olhos, ela também utiliza muitos cortes em reações corporais delicadas, que normalmente passam desapercebidas, como uma mão tensa ou um arrepio. Às vezes chega a ser exagerado e alguns desses planos acabam por ser desnecessários, chamando a atenção para elementos que não tem a mínima importância. Algumas quebras de eixo deixam o espectador desnorteado, mas intensificam mais as ações.
No entanto as quebras de paradigmas, de preconceitos e do maniqueísmo são o que há de mais forte na obra. De início, parece que vamos assistir a mais um filme sobre ricos contra pobres, sobre as diferenças entre os países de primeiro mundo e os subdesenvolvidos, sobre o capitalismo selvagem monetarizando um ideal social. Mas não, Depois do Casamento sai completamente dessa linha batida e entra na alma, bem fundo no mais intenso dos sentimentos e apresenta a solidariedade e a compaixão de uma forma sublime. Me senti muito satisfeito, não só como cinéfilo, mas como ser humano.
As video-locadoras guardam, muitas vezes, tesouros escondidos que não recebem a atenção que mereciam. Vale a pena vasculhar e perder um tempinho nos filmes do catálogo antes de apelar para Velozes e Furiosos 8.


Ficha Tecnica
Depois do Casamento (Efter Brylluppet) 120min, Dinamarca/Suécia, 2006
Direção: Susanne Bier
Roteiro: Anders Thomas Jensen
Produção: Sisse Graum Olsen
Fotografia: Stine Hein, Ole Kragh-Jacobsen, Morten Soborg e Otto Stenov
Elenco: Mads Mikkelsen, Sidse Babett Knudsen, Rolf Lassgard, Stine Fischer Christensen


CLIQUE AQUI PARA VER O TRAILER

2 comentários:

Unknown disse...

Zanza,

Assisti o filme Depois do Casamento este final de semana, realmente um filme forte e muito bem feito. Seus textos de cinema serão muito úteis nas horas que estamos nas locadoras e não sabemos o que escolher. Realmente essa parada do Dogma chama atenção no filme, principalmente na questão da iluminação. Ficamos sempre na espera de textos sobre bons filmes.

Abraxx,
Marco

Anônimo disse...

Tô adorando as dicas! Acabei de baixar esse filme aqui, depois de assistir te conto. Agora já estou de volta ao Brasil, em SP, morando com Pedrão. :-)

Esperamos a visita de vocês 3!! Viu? Já estou contando com o baby.

Um beijo,

Luiza